• 30 de outubro de 2019 |
  • 0 comentários

INDEFINIÇÃO GERA INSTABILIDADE POLÍTICA EM CIDADE ESTRATÉGICA NO MARANHÃO

Presidente Dutra é uma cidade geograficamente bem situada no Estado do Maranhão, o que a torna um Polo de saúde, comercial e político estratégico na região central.

A cidade de aproximadamente 50 mil habitantes torna-se atrativa devido ao grande fluxo de pessoas provenientes de várias cidades que a circunda; mas no quesito político, tem chamado muita atenção nos últimos dias para as indefinições políticas para o ano de 2020.  O fato é que, quando o prefeito já foi reeleito, é natural fazer sua indicação própria como seu sucessor, em que muitos desejam ser focados pelos olhos do gestor municipal como nome favorito a ser candidato a prefeito.

O prefeito Juran Carvalho mostrou habilidade política em reeleger-se e eleger seu filho Ciro Neto à Deputado Estadual, mas foi surpreendido nesta ultima semana com a notícia do empresário Paulo Sergio ao desistir de ser o seu candidato, alegando motivos de caráter pessoal; abrindo um leque de oportunidades para os integrantes do grupo do prefeito a buscar o apoio do gestor e da maioria do grupo da situação, numa tentativa de projeção política há menos de um ano das eleições.

Entre os postulantes para ocupar a cabeça de chapa do grupo do Prefeito Juran, existem nomes de boa projeção e de conhecimento populacional.

Um dos nomes falados nos bastidores é o do jovem Aristeu Nunes que atualmente é Secretário Municipal, desenvolveu um excelente trabalho à frente da Secretaria Municipal de Saúde, foi Vereador Municipal, obtendo recorde de votos no município que ate hoje não foi superado. Além disso, é herdeiro político de seu pai, o Vereador Zezão que mais obtém mandatos no Legislativo Presidutrense.

Aristeu Nunes é aliado ferrenho do Vice Governador Carlos Brandão que é seu maior incentivador e tem obtido total confiança do Brandão nas articulações políticas na Região de Presidente Dutra.

Aristeu Nunes, Vice Governador Carlos Brandão e Ex Vereador Zezão

Outro nome que vem ganhando espaço para disputa eleitoral é Ricardo Lucena, um militante Dinista de carteirinha que teve sua união com o Prefeito Juran Carvalho abençoada sob as mãos do Governador Flávio Dino e do Deputado Federal Marcio Jerry e do Deputado Marcelo Tavares.

Ricardo Lucena teve sua pré candidatura lançada recentemente pelo Vice Presidente Estadual do PC do B em evento na cidade de Presidente Dutra, onde Egberto ressaltou o trabalho desenvolvido por Ricardo no cenário regional, enfatizando a necessidade do partido em ter alguém que goze da confiança do Governador numa cidade tão estratégica no Maranhão.

Por outro lado, o Vereador Biné Soares, ex presidente da Câmara Municipal também almeja ser o indicado do Prefeito Juran para concorrer nas eleições vindouras, pois mesmo sendo um dos nomes cogitados como certo para a vaga de vice prefeito, voltou a sonhar com uma cadeira maior diante da desistência de Paulo Sergio. Biné Soares é amigo e aliado político da Ex Governadora Roseana Sarney, o que poderá ser um fator negativo para sua escolha como principal nome.

Prefeito Juran, Ex Governadora Roseana Sarney e Biné Soares

E falando em história política, articulação, boa tramitação no grupo de situação e de oposição, está o ex vereador, ex presidente da Câmara Municipal e atual Vice Prefeito de Presidente Dutra – Itamar Lucena.

Itamar Lucena e Prefeito Juran

Vindo de uma tradicional família política, Itamar Lucena, mostrou-se um aliado de inteira confiança do atual prefeito, tendo papel importante na conjuntura política local que culminou na reeleição de Juran Carvalho e na reorganização administrativa municipal. Itamar é querido por todos, tem anos de serviços prestados à comunidade e por seu caráter cauteloso, sua paciência e seu grande poder de agregação está ganhando espaço gradativamente entre os aliados como favorito.

Diante de bons nomes, políticos capacitados, o Prefeito Juran Carvalho tem a dificil missão de escolher o seu favorito ou favorito do grupo como candidato à Prefeito nas proximas eleições.

 

 

Deixe o seu comentário